>Vinhos portugueses consolidam-se em Angola

>

Angola representou, no ano passado, mais exportações para os produtores de vinho portugueses. O volume aumentou, mas a faxturação baixou.

OS VINHOS portugueses estão em alta no mercado angolano. Em termos de volume, as exportações para Angola aumentaram mais de 10% em 2010 face ao homólogo, de 444.757 para 490.859 hectolitros. Em valor, assistiu-se a uma ligeira descida no mesmo período: diminuiu de 84 milhões de dólares (59 milhões de euros) para cerca de 78 milhões de dólares (55 milhões de euros). Este decréscimo de 3 % no valor deve-se sobretudo ao comportamento do preço médio, que desceu 18%. Entre 2009 e 2011, o preço médio por litro passou de 1,82 dólares (1,28 euros) para 1,59 dólares (1,12 euros).

Segundo um estudo da Brands Advance sobre Angola realizado no ano passado, estima-se que existam cerca de 3,5 milhões de consumidores de vinhos só na Grande Luanda, 60% dos quais são homens e 40% mulheres. Mais de 75% dos consumidores situam-se na faixa etária dos 30 aos 45 anos e são essencialmente das classes B e C, calculando o estudo que, na capital, as classes médias e alta consumam 25 litros de vinho per capita por ano.

Os atributos preferidos dos angolanos nos vinhos são as marcas reconhecidas ou os estilos que personifiquem o estatuto social, o elevado teor de álcool e o sabor adocicado ou frutado. Os vinhos servidos frescos, sobretudo os brancos e os espumantes, são muito apreciados. Segundo o estudo, o consumidor angolano prefere vinhos gaseificados e o tinto por oposição ao branco.

O estudo revela ainda que cerca de 46% dos consumidores compram geralmente vinho em cantinas ou mini-mercados e 25% em ‘janelas abertas’. Armazéns (10%), vendedores de rua (6%) e mercados ao ar livre (7%) são outros locais de compra habituais.

Ver artigo completo aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: