>Património Mundial: Coimbra a trabalhar

>

sacado daqui

Tal como Marvão, Coimbra também está a trabalhar na sua candidatura a Património Mundial da UNESCO; uma candidatura que vale pelo conjunto.

“Apesar de a UNESCO estar, nesta altura, a preterir candidaturas da Europa em favor da classificação de património nos restantes continentes, em particular de África, por já existir no velho continente um vasto número de classificações, a Universidade de Coimbra goza de posição privilegiada para vir a ser, brevemente, património mundial.

«É uma candidatura excepcional», defendeu […] Raimundo Mendes da Silva, durante uma sessão sobre a candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial da UNESCO, promovida pelos clubes rotários do Baixo Mondego.
A excepcionalidade da Universidade de Coimbra (UC), bem como de outros candidatos portugueses como sejam a Baixa Pombalina ou os fortes de Elvas, reside, desde logo, no facto de não se tratar de um monumento apenas, mas de todo um conjunto que integra monumentos, outros edifícios, vivências muito próprias a eles associadas e «uma componente imaterial que lhe dá imensa força».


«A universidade está a candidatar um percurso histórico singular, apoiado num legado físico construído relevante e num património intangível com raiz no passado e desafios no futuro», afirmou Raimundo Mendes da Silva.”
A UC, recorda o responsável pela componente física da candidatura, tem 700 anos de história e uma ocupação do território «ininterrupta», o que representa «um trunfo». A universidade «foi fazendo a cidade», afirmou o docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), à margem da sessão, lembrando ainda a sua «influência na cultura do mundo». «Durante séculos a cultura portuguesa espalhou-se pelo mundo a partir da universidade de Coimbra e isto é uma singularidade», afirmou Mendes da Silva, garantindo que «não há nenhuma universidade candidata a património mundial da UNESCO com as mesmas características». Salamanca, recorda, candidatou a cidade, não a universidade.

(daqui)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: