>Feira Internacional de Agro-pecuária de Estremoz

>

Irá decorrer de 21 a 25 de Abril de 2011 a 25.ª edição da FIAPE – Feira Internacional de Agro-Pecuária de Estremoz, no Parque de Feiras e Exposições desta cidade com mais de 250 expositores, e decorre durante a quadra da Páscoa, anunciou hoje a organização.

O certame, que pretende contribuir para o desenvolvimento económico da região, decorre até segunda-feira no parque de feiras exposições da cidade, com a participação de expositores de sectores tão diversos como a agricultura, produtos regionais, pecuária, artesanato, artes decorativas, comércio, indústria e serviços.

A Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE) agrega a Feira de Artesanato de Estremoz, considerada pelos promotores como «uma das mais conceituadas a nível nacional», com a participação de 70 artesãos e 13 participantes da área das artes decorativas, de diferentes localidades do país.

Destinada a contribuir para o desenvolvimento económico e promoção turística da região, a FIAPE, que anualmente recebe largos milhares de visitantes, está a cargo da Câmara Municipal de Estremoz, enquanto o sector da pecuária é da responsabilidade da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE).

Segundo o município, está previsto presidir à inauguração do certame, quinta-feira, às 10:00 horas, o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano.

O presidente do município local, Luís Mourinha, explicou ontem à Agência Lusa que a FIAPE pretende «mostrar as actividades económicas do concelho e aquilo que de melhor se produz na região».

O autarca referiu ainda que a edição deste ano do certame teve uma procura por parte das empresas «bastante superior ao que se esperava», num «momento difícil da economia», e a organização «não conseguiu satisfazer todos os pedidos de participação».

«Há sinais de que as pequenas e médias empresas apostam na promoção dos seus produtos, o que é positivo», salientou Luís Mourinha. No sector da pecuária, vão estar expostos animais de raças selectas, cerca de 580 exemplares de gado ovino e caprino, 100 bovinos e 10 equinos.

O programa do certame inclui ainda concursos de ovinos, nomeadamente os concursos de ovinos da raça Merino Preto e Merino Branco, Preto Precoce Português, Concurso de Ovinos da raça Ile de France, e o Concurso de Bovinos da raça Charolês.

Colóquios técnicos sobre temas de pecuária e demonstração de tosquia são outras das iniciativas incluídas no programa. Os produtos regionais, como enchidos, queijos, doçaria regional, mel, vinho e azeite, e a gastronomia vão também marcar presença.

Na sessão de inauguração da FIAPE, vão ser entregues os prémios do XVI Concurso de Cozinha Alentejana, e vai ser assinado um protocolo entre o município de Estremoz e a ACORE para que esta organização possa avançar com a realização de leilões de gado no parque de feiras e exposições da cidade.

Na quinta-feira, vai também ser inaugurada a exposição “FIAPE 25 anos de memórias” e apresentada a nova imagem de promoção turística do concelho, “Estremoz tem mais encanto”.

Gamado, aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: