>Seia abriu Museu Natural da Eletricidade

>

O Museu Natural da Eletricidade abriu portas em Seia, com a missão de divulgar o património tecnológico, natural, social e cultural da época em que foi criada a primeira empresa produtora de energia em Portugal.

Localizado na centenária Central da Senhora do Desterro, o espaço é dedicado à história da eletricidade em Seia, no resto do país e no mundo, possibilitando aos visitantes o contacto com o processo de produção de energia elétrica através da água.

O ponto de partida é a construção, em 1907, pela Empresa Hidroelétrica da Serra da Estrela, hoje EDP, do primeiro aproveitamento hídrico dos quatro existentes no rio Alva.

O empreendimento permitiu que a luz elétrica chegasse a Seia a 23 de dezembro de 1909. O Museu Natural da Eletricidade terá uma forte componente pedagógica e funcionará sob a alçada do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), instalado na cidade.

Para Carlos Filipe Camelo, autarca local, o equipamento «tem condições para ser mais uma referência da região e do concelho, à semelhança do impacto pedagógico, cultural e social que têm desenvolvido os museus do Pão e do Brinquedo, já existentes em Seia».

Ver artigo completo aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: