>Feira do Vinho & Morangos de São Pedro Velho – Mirandela

>

Para visualizar o programa, clique na imagem.

S. Pedro Velho é uma das freguesias do concelho de Mirandela situadas mais a Norte, sendo banhada a nascente pelo rio Tuela. É uma localidade agrícola como todas as freguesias rurais, sendo forte na produção de azeite e vinho. Possui lagares de azeite e outras pequenas indústrias, das quais destaco a Padaria do Amândio, mais conhecida pela “Padaria de S. Pedro Velho”.

É aqui aqui que se fabrica do melhor pão centeio de Mirandela e um dos melhores do Norte de Portugal. O segredo é o fabrico tradicional e cozido em forno de lenha. Tal como outros que preservam a tradição, o Amândio resiste ao facilitismo do pão com um toque a plástico ou artificial, que é o das padarias “Pão Quente” com corantes e conservantes e uma dose de fermento que rapidamente se deteriora.

Mas, nos últimos anos os agricultores de S. Pedro Velho não se vergaram ao canto de sereia dos nossos políticos e decidiram dedicar-se à produção sazonal de morangos que geram um rendimento interessante, complementando outros produtos tradicionais. Assim, decidiu a Junta de Freguesia fazer a “Feira do Vinho & dos Morangos”, que já vai na 3ª. edição.

Pelo que sugiro a visita a esta Feira dia 7 ou 8 de Maio, embora seja pequena é aconchegada, podendo nela comprar dos melhores morangos e bom vinho. Mas não esqueçam o finíssimo azeite virgem a muito bom preço, do melhor pão centeio de Trás-os-Montes e as deliciosas bôlas-calcadas da Padaria do Amândio.


 Para quem não conhece, pode vir pelo IP4 e sair em “Mirandela-Norte”, tomamdo a estrada de Vinhais e nas Rotundas da Bouça a Direcção da Torre Dona Chama, aparecendo alguns kms depois uma placa à esquerda a indicar S. Pedro Velho.

Para quem chega a Vila Pouca de Aguiar segue em direçção a Valpaços e nesta cidade toma-se a estrada para a Torre Dona Chama até encontrar a placa que referimos atrás.

Quem chegar a Rebordelo segue a estrada para Mirandela e nas Aguieiras encontra uma placa à esquerda a indicar S. Pedro Velho.

Aqui fica uma boa sugestão para um evento interessante, com paisagens primaveris deslumbrantes na ida e na vinda.

http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/uV9IlYOJaJHkh1GyO1zv/mov/1

Gamado, aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: