>"Caminho de Fátima" vai avançando

>

O asfalto aos automóveis, e a Natureza aos peões! 

E se os peregrinos de Fátima, em vez de desafiarem a protecção de Nossa Senhora calcorreando às centenas o traçado do IC2/Estrada Nacional Número 1, cheia de camiões, bêbados e recém-encartados há mais de 6 meses que é a raça de condutores mais perigosa porque acha que já percebe muito daquilo mas ainda não percebe nada, adoptassem outro caminho mais seguro e mais silencioso, condizente com uma verdadeira peregrinação?

Estamos a dar passos nesse sentido, finalmente. O Caminho do Tejo parece já estar operacional e a partir de Coimbra temos agora a Rota das Carmelitas, ligando o Carmelo da malograda Irmã Lúcia ao santuário Mariano.

(…) “Alfredo Marques, presidente da CCDRC, explicou que o projeto visa “oferecer melhores condições de segurança e orientação aos peregrinos e, ao mesmo tempo, valorizar e dar a conhecer o interior da região atravessada pela rota”.
Denominado “Caminhos de Fátima – Rota de Peregrinação das Carmelitas de Fátima”, o projeto passa por identificar, qualificar e dar segurança a um percurso com início em Coimbra e continuidade nos concelhos de Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião e Alvaiázere, terminando no de Ourém.” (…)

Para o presidente da CCDRC, trata-se de estruturar uma rota “específica já definida, com um significado simbólico, que oferece melhores condições de segurança, orientação e apoio aos peregrinos, desviando-os de estradas com muito tráfego automóvel”.
“Ao mesmo tempo, aproveitamos para dar a conhecer o interior da região e os recursos das localidades abrangidas pela rota, valorizando o seu património e dinamizando as povoações percorridas”, afirmou Alfredo Marques.
Segundo este responsável, já está disponível a geo-referenciação dos Caminhos de Fátima, sendo possível percorrer a rota com recurso ao sistema de GPS.”

O próximo passo, acrescentou, é proceder à infraestruturação do percurso através de sinalização e placas informativas sobre locais de visitação, alojamento, alimentação, postos de saúde, farmácias, lojas e vias alternativas. (…) (sacado daqui)

http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/haeYoqd3TNAFJmCsgISz/mov/1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: