>Festa da Fertilidade em Belazaima do Chão

>

A Associação Etnográfica “Os Serranos” vai recuperar, nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, a Festa da Fertilidades, enchendo o parque e auditório do Moinho de Vento, em Belazaima do Chão, concelho de Águeda, com muitas centenas de amantes da música e da cultura celtas. Desde Ferrol, na ponta da Galiza, até ao centro de Portugal. No Festival Beltane.

O programa tem dois períodos de espectáculo de palco – sábado, 30, das 22  às 24 horas, e domingo, 1 de Maio, das 15 às 17.  A primeira edição desta celebração recuperada na bruma do tempo, terá seis grupos de música céltica – três da Galiza e outros tantos de Portugal. De As Pontes (Ferrol), virá a banda “Muxarega” e, da Corunha, o grupo de pandereteiras e mestres de dança Mesturaxes. De Xinzio de Limia (Ourense) ,  os enérgicos Jalos d’Antioquia, que há vários anos convivem com Os Serranos na Romaria Etnográfica Raigame, em Vila Nova dos Infantes (Celanova).

A armada lusitana de gaitas é encabeçada pelo excelente grupo “Sons da Suévia” (Braga) e inclui Roncos de Curiscos (Coimbra), para além da revelação António Gaiteiro de Portugal, semi-finalista no concurso “Portugal Tem Talento”, da SIC.

Além dos espectáculos de palco, é garantido o roncar permanente de gaitas sob o arvoredo do parque do Moinho de Vento, misturado com todo o género de acompanhamentos e puxando pelo cancioneiro popular galaico-português. Tudo sentido e emocionado, gastando energia que passa para a criação da natureza e entusiasma a paixão. Os Serranos garantem comida e bebida, no melhor espírito da cultura celta.

Além de ateliers de coroas de flores e de dança, o programa terá um interessante ritual de evocação da fertilidade, no encerramento e as condições incluem espaço amplo para acampar, com banho e sanitárias ou auto-caravana. Na passagem de Abril para Maio, quando os celtas se despediam da longa noite do inverno e saudavam a chegada do verão, Belazaima proporcionará aconchego e alimento cultural místico, em nome do passado, mas com olhos postos no futuro.

Gamado aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: