>Festa da Fertilidade em Belazaima do Chão

>

A Associação Etnográfica “Os Serranos” vai recuperar, nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, a Festa da Fertilidades, enchendo o parque e auditório do Moinho de Vento, em Belazaima do Chão, concelho de Águeda, com muitas centenas de amantes da música e da cultura celtas. Desde Ferrol, na ponta da Galiza, até ao centro de Portugal. No Festival Beltane.

O programa tem dois períodos de espectáculo de palco – sábado, 30, das 22  às 24 horas, e domingo, 1 de Maio, das 15 às 17.  A primeira edição desta celebração recuperada na bruma do tempo, terá seis grupos de música céltica – três da Galiza e outros tantos de Portugal. De As Pontes (Ferrol), virá a banda “Muxarega” e, da Corunha, o grupo de pandereteiras e mestres de dança Mesturaxes. De Xinzio de Limia (Ourense) ,  os enérgicos Jalos d’Antioquia, que há vários anos convivem com Os Serranos na Romaria Etnográfica Raigame, em Vila Nova dos Infantes (Celanova).

A armada lusitana de gaitas é encabeçada pelo excelente grupo “Sons da Suévia” (Braga) e inclui Roncos de Curiscos (Coimbra), para além da revelação António Gaiteiro de Portugal, semi-finalista no concurso “Portugal Tem Talento”, da SIC.

Além dos espectáculos de palco, é garantido o roncar permanente de gaitas sob o arvoredo do parque do Moinho de Vento, misturado com todo o género de acompanhamentos e puxando pelo cancioneiro popular galaico-português. Tudo sentido e emocionado, gastando energia que passa para a criação da natureza e entusiasma a paixão. Os Serranos garantem comida e bebida, no melhor espírito da cultura celta.

Além de ateliers de coroas de flores e de dança, o programa terá um interessante ritual de evocação da fertilidade, no encerramento e as condições incluem espaço amplo para acampar, com banho e sanitárias ou auto-caravana. Na passagem de Abril para Maio, quando os celtas se despediam da longa noite do inverno e saudavam a chegada do verão, Belazaima proporcionará aconchego e alimento cultural místico, em nome do passado, mas com olhos postos no futuro.

Gamado aqui

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: