>Núcleo Museológico Industrial do Tramagal vai ser criado

>

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, homologou o protocolo para a criação do Núcleo Museológico Industrial do Tramagal, em cerimónia realizada no dia 26 de Abril.

O projecto resulta de uma parceria entre a Câmara de Abrantes, a Junta de Freguesia de Tramagal, a empresa Diorama (que funciona nas instalações da antiga metalúrgica), a Predierg e vai permitir a recuperação integral do edifício onde funcionavam os antigos escritórios da Metalurgica Duarte Ferreira (MDF), a partir do espólio legado pela emblemática empresa.

Os parceiros querem assim preservar a memória de um dos pioneiros da metalo-mecânica em Portugal, Eduardo Duarte Ferreira, com a dinamização deste pólo museológico que vai salvaguardar parte do património industrial da empresa.

A intervenção a realizar incide num edifício com dois pisos. Contará com um espaço onde serão instaladas as mostras expositivas e documentais da MDF. No piso superior será construído um pequeno centro cultural, com salas de reuniões, conferências e outros eventos. Será criado um percurso turístico de ar livre que fará a ligação do futuro Núcleo Museológico ao actual Museu “A Forja”.

Ao longo do percurso, com cerca de 300 metros, serão colocadas as máquinas de grande porte ali construídas ao longo do século XX, como debulhadoras, ceifeiras ou os célebres camiões Berliet, que equiparam o exército colonial português.

Fonte: Câmara Municipal de Abrantes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: