>Largadas de toiros em Samora Correia

>

As tradicionais largadas de toiros estão de regresso a Samora Correia, concelho de Benavente, em mais uma edição da Feira Anual e da Semana Taurina, iniciativas que esperam milhares de aficionados até 8 de Maio.

“As pessoas vivem intensamente as largadas porque é uma forte tradição de Samora Correia e do Ribatejo e há sempre muita gente a assistir”, referiu à Lusa o presidente da Junta de freguesia, Hélio Justino, destacando o Largo do Calvário como o “local privilegiado” para a realização das iniciativas taurinas.

Segundo o autarca, as questões de segurança estão acauteladas. No entanto, Hélio Justino admite que “há situações que não se conseguem controlar” e as iniciativas acabam, todos os anos, por registar ocorrências de pessoas feridas.

“Há sempre os mais aventureiros que arriscam um pouco mais e quem corre à frente do toiro sujeita-se”, disse, referindo que, nas largadas nocturnas, muitas das situações que se têm registado devem-se a “álcool a mais”.

Em 2006, a Semana Taurina contou com a realização de uma iniciativa inédita no país: 25 horas consecutivas de largadas de toiros. A intenção da Junta de Freguesia era colocar Samora Correia no livro de recordes do Guiness. No entanto, as expectativas acabaram por sair defraudadas.

“O registo não foi feito porque os responsáveis do Guiness entenderam que, como só existem largadas em Portugal, Espanha e México, esta não seria uma iniciativa de carácter mundial”, explicou o presidente da Junta.

Questionado sobre a possibilidade de a freguesia repetir a iniciativa, o autarca referiu que “é uma actividade muito exigente” e “os tempos não estão para isso”.

“Fizemo-la para promover a Semana Taurina e divulgar a nossa terra” e “não está pensada outra igual, mas se alguma terra nos desafiar ou tentar bater o recorde, daremos a resposta”, garantiu Hélio Justino.

Além das largadas de toiros, a Feira Anual e Semana Taurina de Samora Correia contam também com venda de artesanato, actuações musicais, exposições e colóquios alusivos à festa brava.

Gamado aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: