>Escola agrária promove regresso ao "casal" (Castelo Branco)

>

imagem daqui

“Em tempo de crise, a Escola Superior Agrária de Castelo Branco defende “uma aposta no sector primário” e quer ensinar qualquer pessoa a criar a sua horta, como revela Celestino Almeida, presidente da instituição.

Para tentar contrariar esta situação, a Escola Agrária vai oferecer “formações modulares, curtas, para que todos quantos tenham acesso a terra possam cultivá-la para auto-consumo, sem necessidade de terem um curso superior”.

Alguma formação específica sobre determinados aspectos da actividade agrícola, como a poda de árvores de fruto, já foi ministrada no último ano, mas a aposta é para intensificar.

Serão feitas “de forma cadenciada, conforme a procura”, e a feira e exposição agrícola que começa hoje e se prolonga até domingo, no recinto da escola, “serve para criar esse gosto pelas actividades ligadas à terra”.

O jornal “Público” chamou-lhe horta; por aqui também se lhe chama “casal”.

“A primeira edição da Agro-Agrária – Feira de Agricultura e das Actividades Agrícolas, aproveita a boleia das festividades da Senhora de Mércoles, que decorre no recinto adjacente à escola e que culmina no feriado municipal de Castelo Branco (…)

Em exposição vão estar também alguns produtos produzidos pela escola, como o azeite.

Celestino Almeida acredita que, fruto da crise, “os mercados locais de proximidade vão ser reactivados, assim como a produção familiar” para auto-consumo.

Afinal, produzir o que se come “é uma tradição nas famílias portuguesas. Nas últimas décadas perdeu-se, mas há todos os motivos para a recuperar”, seja do ponto de vista económico, ambiental ou de gestão do território.

O presidente da Escola Superior Agrária de Castelo Branco acredita ainda que, com a crise, “há um novo olhar crítico sobre as importações. Há cada vez maior necessidade de Portugal produzir mais e melhor”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: