>
A iniciativa insere-se nos Encontros Áreas Industriais e Comunidades Operárias, que também se realizam em Lisboa, Porto e Ponta Delgada, que têm como motivação a necessidade sentida de partilhar a investigação, a análise e reflexão sobre os vários autores que se têm dedicado ao estudo do universo laboral português.
“Os painéis que constituem o programa reúnem abordagens essenciais à compreensão dos processos históricos e sociais que estão na base da consolidação de diversificadas comunidades trabalhadoras no sul do país, que originaram fenómenos socioculturais específicos, indissociáveis do património (material e imaterial) legado pelas mesmas”, refere a autarquia.
Os participantes pretendem, desta forma, confrontar e discutir a diversidade de estudos existentes sobre temas como as áreas industriais e o meio rural, as comunidades operárias no Algarve, o património industrial ou as comunidades mineiras no Alentejo, entre outros.
A inscrição é gratuita, podendo ser feita até 1 de junho por telefone e correio electrónico, ou pelo envio da respectiva ficha (disponível em http://www.cm-portimao.pt) para o secretariado do Encontro: Museu de Portimão, Rua D. Carlos I, Zona Ribeirinha, 8500-607 Portimão. Mais informações através dos telefones 282405230/232 ou pelo endereço eletrónico rec.museu@cm-portimao.pt.