>O quarto secredo de Salazar está escondido na biblioteca do Palácio do Sobralinho

>

Quem chega à biblioteca do palácio da Quinta Municipal do Sobralinho, no concelho de Vila Franca de Xira, de paredes forradas a vermelho, não imagina que ao lado direito da lareira, por detrás de uma estante de livros, fica a entrada para um esconderijo que em tempos foi o quarto secreto de Salazar.

A estante roda sobre si mesma e abre portas a um universo secreto. A pequena entrada contrasta com os espaços amplos característicos do palácio. Há uma garrafeira e uma escada em caracol almofadada e bege. A espessura da carpete abafa até o ruído de uns saltos altos.

Lá em cima erguem-se 15 metros quadrados de um quarto secreto decorado com papel de parede colorido. O papel escasseia em algumas zonas da parede denotando a passagem dos anos. Há uma casa de banho e a única janela do quarto tem vista para o telhado do palácio. Não será por acaso. Se o quarto se queria secreto convinha que os convidados especiais não atraíssem os olhares curiosos na vila.

“As meninas contam que nas noites em que Salazar visitava o Sobralinho apagavam-se as luzes da vila”, diz com o olhar pousado nas galinhas de campo que tem em cima da mesa para amanhar, Isaura Lotra, 66 anos, residente no palácio.

Hoje é funcionária da câmara mas em tempos já foi empregada de uma família inglesa que nos anos oitenta comprou o palácio à família Espírito Santo. Foi a família do banqueiro que recuperou o palácio nos anos cinquenta iniciando uma longa campanha de obras de restauro.

Ver artigo completo aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: