>Solstício e Santos populares

>

Festas de S. João, Porto (imagem daqui)

“São João, que se comemora no dia 24 de Junho – o mesmo dia da Batalha de São Mamede, feriado em Guimarães – é mesmo a data que é utilizada por mais concelhos como feriado municipal, num ranking que tem como segundo lugar a Quinta-feira da Ascensão (30 municípios), só depois se seguindo os feriados municipais de São Pedro (17). Santo António, o padroeiro da capital e feriado em mais 13 outros concelhos, nem sequer consegue entrar nas medalhas, quedando-se pelo quarto lugar.

“Está tudo ligado ao solstício”, disse à agência Lusa o sociólogo das religiões Moisés Espírito Santo, explicando que “no passado mais arcaico o S. João era a grande festa nacional” do país, tendo a celebração dos outros santos surgido “por contágio”.

Moisés Espírito Santo realçou que as festas populares em torno do solstício de verão têm raízes bastante antigas no culto do sol: “Eram festas muito barulhentas, muito cansativas. As pessoas não conseguiam ir trabalhar no dia seguinte e, por isso, passaram depois a ser feriados municipais”.

O professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa referiu que “acontece a mesma coisa com a Quinta-feira de Ascensão”, também conhecida como “Quinta-feira das espigas”, tradição popular associada à celebração da vida.” (sacado daqui)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: