>Festival do Caranguejo de Portimão

>

O Festival do Caranguejo da Companheira começa esta sexta-feira 8 de Julho e segue até domingo 10 de Julho no polidesportivo daquela aldeia da cidade de Portimão. Esta é a sexta edição deste evento gastronómico que tem como objetivo exaltar uma das iguarias mais tradicionais da região, mas também das mais esquecidas.

A “aldeia dos caranguejos”, como foi em tempos conhecida a Companheira, uma localidade situada junto ao rio Arade, à entrada da cidade de Portimão, vai acolher a sexta edição do Festival dos Caranguejos.

O evento é organizado pelo Centro Social Desportivo e Cultural da Companheira, que pretende assim recordar “os tempos em que a população local se dedicava à apanha do referido marisco, que era servido nos cafés para acompanhar uma cervejinha gelada”.

Os anos passaram e a atividade caiu em desuso, mas mesmo assim a população da Companheira faz questão de organizar um festival, que já leva seis anos de existência e sempre com grande sucesso nesta pequena aldeia de Portimão. No ano passado, mais de 1350 pessoas visitaram o evento durante dois dias, um número que a organização espera ultrapassar nesta edição, que decorre entre 8 e 10 de julho.

O programa do festival deve atrair muitos algarvios e turistas para apreciarem o prato forte – os caranguejos -, mas existem também outros mariscos próprios da época e algumas iguarias tradicionais, como camarões, caracóis ou berbigão, entre outros.

A ideia do Festival do Caranguejo da Companheira é partir de uma iguaria típica e peculiar desta aldeia e valorizar o potencial da gastronomia algarvia.

A música e a animação também vão marcar presença neste festival. Na sexta-feira, atuam João Paulo Cavaco e Valter Reis, enquanto no sábado será a vez de subir ao palco do polidesportivo da Companheira o Trio Odemira e Ritmo Jovem. No último dia, domingo, atua a banda Diamante com um tributo a Tony Carreira.

Gamado, aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: