>Reabilitação da Torre Medieval (Vilharigues)

>

Torre de Vilharigues (imagem daqui)

“Num acto simbólico, foi […] lançada a primeira pedra das obras de reabilitação da Torre Medieval de Vilharigues.

Estiveram presentes na cerimónia o presidente da Câmara de Vouzela e restante executivo, presidentes de Junta, membros da Assembleia Municipal, forças vivas locais e a população da freguesia de Paços de Vilharigues.

Telmo Antunes, presidente da Câmara de Vouzela, considera o projecto arrojado “uma vez que não se trata de uma recuperação em termos tradicionais. Não se vai reconstruir aquilo que existe, vamos sim adoptar uma nova abordagem, moderna em termos de materiais e de arquitectura, utilizando ferro na estrutura, madeira nos pisos e vidro nas fachadas. Relativamente à pedra existente, será limpa e consolidada”, explicou.

Para o autarca, a principal característica desta obra é a reversibilidade “no futuro, se alguém entender que a intervenção não foi bem conseguida, estará sempre a tempo de a remover”, referiu.”

Sendo esta uma obra realizada perto da vila de Vouzela, o edil considera que poderá servir como um importante pólo cultural, recebendo exposições temporárias e vários tipos de eventos. “Esperamos que depois de concluídos os trabalhos haja dinâmica nesse sentido”, sublinhou o autarca.

O investimento global da obra é de cerca de 460 mil euros e terá um financiamento de 80%, correspondendo a 367 mil euros, no entanto, com a alteração das regras comunitárias, Telmo Antunes espera que possa chegar aos 95%.

Depois da requalificação da Torre Medieval de Alcofra e da zona envolvente à Torre Medieval de Cambra, segue-se a reabilitação da Torre Medieval de Vilharigues que deverá estar concluída no prazo de um ano. (sacado daqui)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: