>Árvore mais antiga de Portugal (Santa Iria da Azóia)

>

Oliveira com 2850 anos (imagem daqui)

Aqui há tempos estivemos em Poiares, Freixo de Espada à Cinta, onde visitámos uma oliveira com 2000 anos, e dissemos que seria difícil determinar com rigor qual a árvore mais antiga de Portugal.

Talvez inspirada pelo nosso desafio, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro meteu-se a esse trabalho e encontrou uma árvore bem mais antiga que aquela! Ironicamente, não em Trás-os-Montes mas às portas de Lisboa, em Santa Iria da Azóia.

“A árvore está situada no Bairro da Covina, em Loures, no que resta de um antigo olival próximo das ruínas do castelo de Pirescouxe, tendo sido a idade determinada através de um método inovador de datação de árvores antigas desenvolvido pela UTAD.
O processo, que tomou em conta a avaliação de cem árvores, foi dirigido pelos professores José Luiz Lousada e Pacheco Marques, após um contacto do empresário de árvores ornamentais André Soares dos Reis para estimar a idade desta planta lenhosa.
(…)
De acordo com este investigador, que co-orientou o Departamento de Ciências Florestais e Arquitectura Paisagista da UTAD neste procedimento, os números dão conta de uma árvore monumental: o perímetro desta oliveira mede na sua base 10,15 metros, a altura chega aos 4,40 metros e o diâmetro de copa tem 7,60 por 8,40 metros. (…) (daqui)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: