>Dão deve evoluir para região demarcada sustentável

>

A consultora Deloitte-Portugal desafiou a Comissão Regional Vitivinícola do Dão (CVRD) a analisar a evolução para o conceito de Região Demarcada Sustentável do ponto de vista ambiental para reforçar a sua competitividade.

A ideia foi lançada no âmbito da divulgação do estudo com as perspectivas para o sector vinícola (‘Wine Outlook’) no primeiro semestre deste ano, trabalhadas a partir de um inquérito alargado às empresas a operar nesta área no final de 2010.

Ana Martins, que apresentou o trabalho no Solar do Dão, sede da CVRD, em Viseu, com Pedro Rosa, apontou como mais-valia de uma Região Demarcada Sustentável do ponto de vista ambiental a resposta a uma cada vez maior exigência de mercados importantes para os vinhos portugueses, como sejam os países nórdicos.

E deu o exemplo da região vitivinícola norte-americana da Califórnia, onde produtores e autoridades locais se uniram, a partir de 2001, para erguer uma área de produção ambientalmente sustentável.

Esta possibilidade permite, entre outras mais-valias, uma nova imagem de responsabilidade ambiental e modernidade, onde os produtores locais reforçam a competitividade com a exibição de um certificado e um selo para o produto.

Ana Martins apontou ainda a existência de passos intermédios, como a criação de mecanismos que permitam à região do Dão evoluir, por exemplo, na sustentabilidade energética ou na chamada ‘pegada de carbono’, que indica a preocupação local com a emissão de gases com efeito de estufa.

Ver artigo completo aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: