Menos 25 mil pipas de vinho do Porto nesta vindima

A Região Demarcada do Douro vai transformar em vinho do Porto 85 mil pipas em 2011, menos 25 mil do que na vindima anterior, anunciou ontem o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Luciano Vilhena Pereira.

O presidente da entidade que regula a produção de vinho na região justifica a redução do número de pipas a beneficiar este ano (a quantidade de mosto que cada viticultor pode destinar à produção de vinho do Porto) com a retracção do consumo.

“Não se concretizaram as expectativas de continuar a aumentar as vendas e o crescimento mundial entre os países compradores de vinho do Porto que se esperavam o ano passado”, explicou o responsável do IVDP. Ao invés, “os mercados tradicionais, incluindo o nacional, retraíram-se”, pelo que este “é um valor ajustado às necessidades e ao futuro do vinho do Porto”, defendeu.

O comunicado de vindima, que define o número de pipas a beneficiar, é elaborado com base em vários factores, tais como a produção prevista de vinho na próxima vindima ou as vendas registadas nos primeiros meses do ano. Este ano, o benefício fixado pelo conselho interdisciplinar do IVDP, um instituto público que faz parte da administração indirecta do Estado, foi aprovado com os votos a favor do sector do comércio e os votos contra da produção.

A Casa do Douro (CD), representante da produção, considera que esta redução significa que os viticultores durienses vão experimentar “novos prejuízos” que vão “pôr em causa muitas explorações”, afirmou o presidente da entidade, Manuel António Santos.

Gamado aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: