Viseu no caminho de Santiago

Adicionar legenda

“Desde o início do ano de 2010, o Município de Viseu tem vindo a trabalhar em parceria com aqueles Municípios, no sentido de recuperar, reabilitar e dinamizar o Caminho Português Interior de Santiago, tendo firmado o seu compromisso através da assinatura do protocolo de colaboração, celebrado a 7 de Abril de 2011, em Vila Pouca de Aguiar.

No caso de Viseu, o Caminho Português Interior de Santiago atravessa cerca de 40kms do território municipal (no sentido norte-sul, as Freguesias de Farminhão, S. Cipriano, S. Salvador, Coração de Jesus, Santa Maria, S. José, Abraveses, Campo, Lordosa e Calde) com especial incidência em zona rural, promovendo a recuperação e utilização de caminhos romanos, medievais e agrícolas, além de contribuir para a valorização e dinamização do património e cultura locais.

Paralelamente e graças à instalação e recuperação de edifícios, o percurso será dotado de Albergues de Peregrinos, instalados em zonas rurais e zonas verdes, onde os Peregrinos poderão usufruir de local de pernoita e de descanso.

Neste momento, o projecto encontra-se em estado avançado de execução, estando concluídos os trabalhos de levantamento no terreno, levantamento cartográfico e por gps, levantamento da sinalética e levantamento fotográfico. Entretanto, aguarda-se o resultado da candidatura à medida 3.2.1. – PRODER, à qual o projecto foi submetido.”

(…) “Segundo alguns estudos e publicações, o Caminho Português Interior de Santiago liga Viseu a Chaves, atravessando o território dos Concelhos de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, sendo que neste último Concelho o trilho cruzaria a fronteira, ligando à Via da Prata (percurso que inicia em Sevilha), em direcção a Santiago de Compostela.” (sacado daqui)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: