Forno comunitário foi inaugurado em Bragança

O antigo forno comunitário do pão, situado na Rua dos Fornos, na zona histórica de Bragança, foi inaugurado, no passado dia 30 de Julho, altura em que se procedeu também à assinatura de um protocolo de cedência do espaço para a Associação dos Amigos do Forno.

Segundo Jorge Nunes, presidente do município, o objectivo é que essa associação promova aí actividade que dinamizem este espaço adquirido e recuperado pela Câmara Municipal.

As actividades a desenvolver deverão destinar-se, sobretudo, às escolas, e terão objectivos pedagógicos. O forno passa também a pertencer àquela comunidade e está aberto aos sócios que o pretendam utilizar. O pão da sardinhada servida após a inauguração resultou da primeira dos que se espera sejam muitas fornadas futuras.

Das fornadas do passado falou Cândida Pires, filha de Maria da Glória, a última pessoa que tomou conta daquele espaço. Com 81 anos de idade, Cândida recorda-se de acordar à meia noite para ajudar a mãe a cozer o pão do dia que se iniciaria a seguir.

Segundo contou lembra-se que o forno levada 90 pães de centeio. Também coziam “trigo fino”, os chamados “escachados”, à revelia da lei da altura que só o permitia a panificadoras industriais. Lembra-se que o pobres comiam apenas centeio ou “sêmeas”.

Ver artigo completo aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: