Festival do Bacalhau na Gafanha da Nazaré

O Festival do Bacalhau, decorre entre os dias 17 e 21 de Agosto, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, junto do Navio-Museu Santo André. Durante 5 dias, este espaço ribeirinho recebe apreciadores da gastronomia tradicional regional que vêm degustar os inúmeros pratos de Bacalhau acompanhados dos Vinhos da Região Demarcada da Bairrada e das famosas Padas de Vale de Ílhavo.

Terra de lendários e corajosos marinheiros, que arriscaram a vida nos frios mares da Terra Nova e da Gronelândia, o Município de Ílhavo é, por excelência e tradição, a capital portuguesa do Bacalhau, cuja epopeia ocupa notável parte da sua história.


Jardim OudinotEm 2008, ano em que o Município celebrou 110 Anos da sua Restauração, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau, enquanto entidades organizadoras, entenderam concretizar uma aposta maior na promoção dos valores da gastronomia e da cultura do bacalhau, renovando as tradicionais e concorridas “Tasquinhas de Ílhavo” e convertendo-as num grande Festival do Bacalhau, tendo o renovado Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, como seu salão nobre e o Navio-Museu Santo André como seu anfitrião. Nesta estreia, estiveram presentes no Jardim Oudinot cerca de 150 mil pessoas, que não quiseram perder a oportunidade de visitar este belo pedaço de Portugal, Capital do Bacalhau, deliciando-se com a gastronomia, a cultura e a história do Município que tem “O Mar por Tradição”.
Festival do Bacalhau

Durante cinco dias, o Bacalhau, preparado e confeccionado por Associações do Município, é o centro das atenções, numa Mostra Gastronómica onde não faltam Vinhos da Região Demarcada da Bairrada e as famosas Padas de Vale de Ílhavo. O Festival integra ainda diversas actividades e espectáculos, pensadas para todas as idades e para todos os gostos, como Fogo de Artifício na Água, Mostras de Artesanato, sessões de cinema ao ar livre, exposições, animação para crianças com insufláveis e concertos de música com presença de artistas consagrados.

Gamado, aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: