Machado de Castro: mais que um museu (Coimbra)

Criptopórtico romano (imagem daqui)

“Museu Machado de Castro foi o que mais cresceu em número de visitantes.” Ah pois é! Quando um museu não se limita a conservar o seu espólio e abrir a porta e vai mais além disso, dinamizando actividades e envolvendo-se com a comunidade, os resultados aparecem!

“A comemorar cem anos de existência, o Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) vive dias de satisfação, (…) dia após dia, cresce o número de visitantes neste espaço museológico que ainda tem apenas uma pequena parte em funcionamento. (…)  no primeiro semestre de 2011, o MNMC teve o maior crescimento percentual de visitantes dos museus portugueses, com mais 127% relativamente ao mesmo período do ano anterior. Pelo museu passaram, na primeira metade do ano, mais de 30 mil visitantes, quando no mesmo período de 2010 foram cerca de 13 mil.


(…) «temos valorizado sempre a relação com diversas entidades e instituições, integramo-nos em eventos da cidade, promovemos campanhas e projectos internacionais». Mais, lembra que desde 2009, altura em que reabriu parte do museu (que se encontrava encerrado na totalidade para obras desde 2004), houve grande preocupação com a programação, especialmente intensiva no mês de Maio (mês dos museus), um esforço de abertura fora de horas, bem como programas criados especialmente a pensar no público escolar. «Há sempre motivos diferentes nos meses desse semestre», frisa a directora.(…) (sacado daqui)

De resto, o Machado de Castro tem uma infra-estrutura tão impressionante como desconhecida e que ainda está a ser descoberta pelos turistas, que é o criptopórtico romano….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: