Fenómenos curiosos da Gastronomia que caem no esquecimento

Quando lemos antigos manuscritos onde a gastronomia aparece como um símbolo e uma realidade evidente das civilizações, apercebemo-nos, como muitas vezes acontece, que as modas influenciam as políticas dos intercâmbios dos mercados.

Muitas vezes, estas políticas geridas e animadas pelos governantes contrariam, ou evoluem estes movimentos.

Importantes descobertas gastronómicas mudam os trajectos e as transacções das mercadorias, como aliás aconteceu na descoberta dos novos mundos pelos portugueses.

Todos estes factores influenciam os consumos e a forma de nos alimentarmos, criando tradições e hábitos que influenciam as criatividades gastronómicas.

Nos domínios alimentares nada vem do acaso, são as descobertas gastronómicas, tanto na física como na química ou em qualquer outro fenómeno da evolução da vida, que influenciam factos extraordinários, provocados pelo puro acaso, com o despertar de uma faísca de curiosidade, realçando a atenção do cientista genial ou do mestre da culinária, que sustenta a descoberta que vai aparecendo mais tarde nos anais da história.

Em gastronomia temos estes mesmos fenómenos inovadores da beleza nesta arte. Surgem novos sabores que se evidenciam, distinguidos em experimentais ensaios e motivando as misteriosas ligações sensoriais dos alimentos.

Um novo produto pode alimentar a imaginação do artista criador que trabalha a culinária. Na gastronomia, a verdadeira missão é transformar os produtos em autênticas especialidades, de modo a estas serem não só apreciadas pelo público como também vendáveis e acima de tudo rentáveis.
Ver artigo completo aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: