Produção na região dos Vinhos Verdes vai ser idêntica à do ano de 2010

A produção de Vinho Verde deve manter o crescimento sustentável verificado nos últimos cinco anos. As previsões da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) apontam para uma vindima idêntica à de 2010, ano em que se produziram 86 milhões de litros, mais quatro por cento do que na colheita anterior. A região dos Vinhos Verdes será assim, segundo Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, a única no País “a não ter menos produção de vinho em 2011”.

Um dos fatores que contribuem para as previsões positivas feitas pela CVRVV prende-se com o processo em curso na região de reestruturação da vinha, que, por ser mais nova, sofre menos com o clima. Outro aspeto que ajuda a explicar as estimativas para a colheita deste ano tem a ver com o fato de os produtores de Vinho Verde terem controlado atempadamente o míldio, doença que provocou grandes estragos noutras regiões do País.

As previsões para a vindima de 2011 indicam ainda uma diferença de produção entre o litoral, Alto Minho (Monção/Melgaço e Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca), Barcelos, Braga e Amares e o interior, nomeadamente os concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Ribeira de Pena, Mondim de Basto e Cabeceiras de Basto. A tendência para uma ligeira subida na região litoral, em contraste com a do interior, resulta de uma menor incidência de míldio e ainda de um aumento da área de nova vinha.

“Estamos, de fato, otimistas em relação à vindima deste ano, porque as previsões de colheita apontam para valores semelhantes aos do ano de 2010, quando a produção aumentou mais de quatro por cento”, declara Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, acrescentando ainda que “as novas vinhas plantadas são uma garantia de que a vindima terá muito boa qualidade”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: